Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Pássaro-Alfaiate

Pássaro alfaiate-de-cauda-comprida, costureiro da natureza.

Com sua espantosa capacidade de costurar, é fácil ver como o alfaiate obteve esse nome. Essa ave cantora asiática constrói o ninho em espaços seguros. A fêmea une as folhas de plantas vivas umas nas outras para fazer um abrigo à prova d'água suficientemente forte para segurar o ninho e dar alguma proteção para as crias recem-chocadas.
O alfaiate-de-cauda-comprida passa despercebido quando voa. Ativa e agitada, essa ave cantora é mais ouvida do que vista, pois raramente voa mais que um metro de uma área de cobertura densa para outra. Quando voa, ele ergue tanto a sua longa cauda, que parece desajeitado. O macho possui um canto forte, que usa para impressionar a parceira e defender o território. Canta em vários tons, as vezes chega à sete minutos, e, enquanto canta, pode vibrar todo o seu corpo. Quando procuram alimentos, os casais se comunicam com uma séris de trinados e chilreios altos.O alfaiate alimenta-se de insetos, incluindo escaravelhos, formigas e moscas, bem como borboletas e traças e os seus ovos e larvas. Também come aranhas e outros invertebrados, pequenas frutas e sementes. Com seu bico longo e pontiagudo, é fácil para o alfaiate capturar suas presas das folhas e flores. Em raras ocasiões, salta para o solo para pegar alguma que tente fugir, mas volta rapidamente para a segurança da vegetação densa. Em sua busca por insetos, ele procura dentro de uma inflorescência com o bico e, enquanto está ali, aproveita para beber néctar, rico em energia.O hábitat do alfaiate é o bosque aberto, vegetação rasteira, pântano e mangues. Também se adaptou bem à vista dos humanos. A espécies está espalhada por aldeias, vilas e até cidades, bem como plantações e terra cultivada. O alfaiate procura alimentos nos parques e jardins das cidades apanhando insetos de plantas em vasos e canteiros de flores enquanto as pessoas passam. Gosta de procurar alimentos nas estantes e se empoleira em varandas altas. Quando constrói o ninho, esta ave entra muitas vezes nas casas para roubar fibras de coco dos tapetes.A única desventagem das aventuras urbanas do alfaiate é se tornar presa de ratos, cobras e gatos, ou às vezes, ser morto por veículos motorizados.
Depois de um casal de alfaiates ter acasalado, a fêmea constrói o ninho. Faz uma bolsa puxando as bordas de uma folha grande ou algumas menores. Recolhe fibras de plantas, sementes e casca de árvores e seda de teias de aranha. Passa estas fibras através de buracos que faz na bolsa de folhas e faz nós para formar um ninho com materias leves. Depois dos ovos terem chocado, ambos os pais alimentam as crias até estarem prontas para voar, com 12 ou 3 dias de idade.
O alfaiate-de-cauda-comprida está distruibuídos pelo sul da Ásia, da Índia ao sul da China e sudeste da Ásia. Essa ave é adaptável e se sente igualmente em casa em áreas rurais e urbanas.Na Índia e Sri Lanka o ninho do alfaiate-de-cauda-comprida é um alvo popular para os cucos locais. Essas aves parasitas colocam muitas vezes um ovo no ninho de uma ave muito menor. Geralmente o ovo de cuco passa despercebidos aos alfaiates, Uma vez que é semelhante aos seus próprios ovos. Os indivíduo pais adotivos incubam todos os ovos e, quando a cria de cuco choca, a alimenta até ela estar pronta para voar do ninho.
O alfaiate-de-cauda-comprida é um membro da família Silviidae ou família das aves que cantam do velho mundo. Os alfaiates desenvolveram a capacidade de juntar folhas umas às outras. Os parentes próximos do alfaiate-de-cauda-comprida são 14 outras espécies de alfaiates no gênero Orthumus, todos encontrados na Ásia. Outras aves cantoras como alfaiate africano (Artisornis metopias) e aboita-cabeça-dourada(Cisticola exilis) da Austrália também unem as folhas quando constroem os ninhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário