Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Erva-mate


Erva-mate
ResumoErva-Mate: planta medicinal e bebida utilizada como estimulante, diurético e emagrecedor, pode ser encontrada em infusão ou cápsulas.
ObservaçõesEsta planta é muito utilizada na América do Sul, e é considerada bebida nacional naArgentina, UruguaiParaguai e no Sul do Brasil. Ela não é tão popular na Europa ou nos Estados Unidos, pois o café é de longe o mais apreciado. As propriedades deste são similares às da erva-mate, que possui propriedades medicinais muito interessantes, além de um aspecto social muito importante (ela é apreciada por grupos, na mesma cuia). Observamos, no entanto, que determinados sul-americanos têm uma taxa de câncer de garganta superior à média ocidental, pois eles bebem esta preparação muito quente. Portanto, tome cuidado e não beba o mate muito quente! 

NomesNomes em português: Erva-mate, Chimarrão (bebida)
Nome latimIlex paraguariensis St. Hil.
Nome inglês: maté, mate, yerba mate
Nome francês: Maté, yerba maté
Nome alemão: Mate
Nome espanhol: mate, yerba mate
Família
Aquifoliaceae
Constituintes Alcalóides à base de purinas (cafeína), taninos, polifenóis (ação contra o envelhecimento  celular, segundo uma pesquisa da Universidade Nacional de Misiones, Argentina, julho 2009), potássiomagnésio.
Partes utilizadas
Folhas
Efeitos da erva-mate Estimulante, diurético, emagrecedor: glicogenolítico (queima o açúcar), lipolítico ou liporedutor (queima as gorduras), antioxidante, anti-celulite, contra o envelhecimento celular.
Indicações da erva-mate
Fadigaexcesso de peso, complemento em caso de regime, celulite, diabetes (leia o comentário abaixo), redução do mau colesterol.
Observação: Segundo um internauta de Criasaude, que sofre de diabetes de tipo 2, a erva-mate como complemento de um regime adaptado, permite estabilizar a taxa de glicemia. Este paciente não é o único que obteve o efeito benéfico do mate para este distúrbio metabólico (informação não confirmada cientificamente, mas que parece ser totalmente plausível).
Efeitos secundários
Excitação, nervosismo.

Contra-indicações
Problemas cardíacos (devido ao teor em cafeína).

Interações
Desconhecemos.
Preparações à base de erva-mate
* Infusão de erva-mate
Cápsulas de erva-mate
* É possível comprar sachês à base de erva-mate já preparados em farmácias ou as folhas secas para consumir na cuia, em lojas especializadas.

FAÇA O SEU PRÓPRIO CHÁ MATE! RECEITA CASEIRA 
Utilize uma cuia ou um copo com uma colher especial e deposite o mate até a metade do recipiente. Adicione água morna e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, beba com ou sem açúcar, com água quente ou muito quente, graças à colher especial (à venda em lojas especializadas). Complete com um pouco de água quando necessário e adicione a erva-mate quando precisar. Gire a colher para "recarregar"  o chá de prícipios ativos.
Beba com os amigos!
Onde cresce a erva-mate?
A erva-mate cresce principalmente na América do Sul (sobretudo no Uruguai, no Brasil (sul), no Paraguai e na Argentina).
 
Quando colher a erva-mate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário