Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lula Colossal

No fundo do oceano existem muitos animais e peixes estranhos e bizarros. Alguns são verdadeiros monstros marinhos temidos pelos navegadores desde que o homem se aventurou pelos mares desconhecidos.



A lula não é estranha, muito menos bizarra, mas nem por isso deixa de ser um destes monstros marinhos, capazes de ferir até mesmo uma baleia.

Dona de um abraço mortal em que tentar escapar é algo totalmente inútil, ela apavora desde navegadores até tubarões. Veja alguns vídeos incríveis deste animal enorme, inteligente, forte, e... carnívoro.

Antes é bom saber que existem diversas espécies de lulas, sendo a gigante (Architeuthis spp) e a colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) as duas maiores. A lula gigante, apesar do nome, não é tão grande como pode parecer. Ela é gigante comparada às suas parentes menores.

Estas é a tão assustadora lula gigante nadando em alto mar, olhando assim parece inofensiva.



Olhando mais de perto dá pra ver que ela está de olho em você hehehe.



Esta é uma das maiores lulas gigantes (Architeuthis spp) já encontrada.



A carcaça deste incrível invertebrado está guardada atualmente em um museu na Austrália.



Aqui está uma foto incrível em que se vêem várias lulas gigantes juntas.



Assista agora a um vídeo com este incrível animal se debatendo para não ser arrastado para dentro do barco.



Eu não posso colocar aqui os vídeos do documentário do canal The History Channel. Mas se quiser dê uma olhada no Youtube que você verá o documentário falando sobre a Lula Gigante dividido em 5 partes. Assista na sequência correta.

Agora vamos falar do verdadeiro e gigantesco monstro marinho: a Lula Colossal, esta sim merece o nome que tem! A lula colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) tem poder e força para brigar de igual com uma baleia.

Veja algumas fotos desta que é a maior entre todas as espécies de lulas. Esta é a maior já capturada, pena que não foi capturada viva.



A foto abaixo tem um link para uma página da National Geographic (em inglês) falando sobre a lula colossal capturada na antártida. Mesmo que você não entenda o que está escrito, vale a pena pelas comparações em uma imagem.



Veja o tamanho da lula colossal em relação a um homem.



Esta outra comparação é com um ônibus, uma baleia cachalote e a lula gigante. Clique na foto para ir à página da BBC falando um pouco mais sobre a maior lula já encontrada.

A lula colossal é verdadeiramente enorme, mostruosa mesmo. Ela é dona do maior olho entre todos os animais do planeta, com um diâmetro maior que uma bola.

Pouco se sabe sobre este cefalópode devido a profundidade em que vive nas gélidas águas do oceano ártico, profundidade que chega a 2.200 metros.

Um de seus predadores e muito provavelmente o único, é a baleia cachalote. Entretanto ela não se entrega facilmente. Com dois bicos enormes e afiados, e garras giratórias em forma de ganchos a batalha é feroz! Muitas cachalotes tem cicatrizes deste verdadeiro duelo de titãs.

Este vídeo mostra como deve ser esta briga de titãs.





Dá para ver as cicatrizes deixadas pela lula colossal na baleia.


Veja um vídeo com várias imagens deste animal que habita as profundesas do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário