Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hipopótamo

Reino Animalia 
Filo Chordata 
Classe Mammalia 
Ordem Artiodactyla 
Família Hippopotamidae 
Gênero Hippopotamus 
Espécie Hippopotamus amphibius

Os hipopótamos são animais de ocorrência restrita ao continente africano. Pertencem à Família Hippopotamidae, com apenas duas espécies vivas atualmente. Possuem patas com cascos e número par de dedos. Desta forma, são classificados na ordem dos artiodáctilos. 



Os hipopótamos que costumamos encontrar em zoológicos são da espécie Hippopotamus amphibius. Estes costumam viver em bandos, próximos a rios ou lagos, e possuem hábitos herbívoros. Seus caninos inferiores crescem continuamente, podendo se apresentar com mais de 50 centímetros, e com até cinco quilos.

São animais de hábitos anfíbios: durante o dia, permanecem submersos na água e à noite, período em que desempenham a maioria de suas atividades, mantêm-se em terra firme. Entretanto, o acasalamento, nascimento e amamentação ocorrem dentro d'água. Uma das adaptações a este modo de vida é a presença de membranas interdigitais.


A pele, exceto nos lábios, orelhas e ponta da cauda, não apresenta pelos; e secreta uma substância, de cor avermelhada, que protege o animal do sol. Com uma espessa camada de gordura subcutânea, hipopótamos adultos podem pesar até três toneladas, no caso dos machos. 

A gestação tem duração compreendida de 227 a 240 dias, e tende a dar origem a um único indivíduo.


A expectativa deste animal, na natureza, é de 40 anos. Entretanto, por invadir plantações, ter suas presas muito visadas, e pela perda de habitats em decorrência da ocupação humana, sua população está em declínio. Em 2008, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) considerou seu estado de conservação vulnerável.

Curiosidade:
 territorialistas, os Hippopotamus amphibius defendem seu espaço vorazmente. Por este motivo, a espécie é considerada uma das mais agressivas do reino animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário