Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Basilisco (Lagarto Jesus Cristo)

uando se fala de andar sobre a água, você entra no território do mito, da magia e milagres religiosos, certo? Errado. Além do mais, não penas criaturinhas como surfistas que podem realizar essa incrível façanha; um animal tem pés que pode realizar a proeza incrível também. Apague as luzes por favor, com vocês o lagarto basilisco.

O lagarto basilisco, tem o apelido de "Lagarto Jesus Cristo", é chamado assim porque ele realmente pode andar sobre a água em referência à passagem bíblica de Mateus 14:22-34 em que Jesus Cristo anda sobre as águas ... Seu nome real é basilisco e é originário da América Central (florestas do Panamá, Costa Rica, Honduras e Nicarágua)e está relacionado com a Iguana.

O Lagarto Jesus gosta de viver perto da água, dessa forma, quando ela se assusta com um predador que se aproxima, pode chegar à água e correr pela superfície. Seus predadores são grandes pássaros, cobras, peixes, outros répteis maiores e alguns mamíferos.


O lagarto basilisco pode correr sobre a água, porque possui uma fileira de escamas ao redor de cada dedo que aumenta a área da pata, dando-lhe maior estabilidade sobre a linha d'água. Quando a pata toca a água, cria uma bolha de ar, que ajuda a sustentar o peso do animal. Isso o mantém sem afundar na água, se correr rápido o suficiente transversalmente. Quando ele para de correr não se importa em praticar um pouco de natação. Os lagartos menores podem correr mais do que os maiores e mais pesados. Basiliscos geralmente pesam entre 200-600 gramas (0,44-1,3 libras) e podem vir a ter cerca de 2 metros (61 cm) de comprimento, embora a média seja cerca de 1 pé (30,5 cm) de comprimento.

Existem quatro espécies de Basilisco:

Basilisco Basilisco - O basilisco Comum
Basiliscus galeritus - basilisco Ruiva ou Western
plumifrons Basiliscus - basilisco Emplumada
Basiliscus vittatus - listrado ou Brown Basilisco (esse é o segundo - "The Jesus Lizard")

.
Na alucinada velocidade de 20 passos por segundo, o Lagarto Jesus (que já foi considerado um ser mitológico) tem tempo de pousar a outra pata antes que a bolha estoure.

O Arquinimigo do Lagarto Jesus só podia ser o Lagarto Voador, ou Dragão, cria de Satanás, entidade maléfica que ainda planeja lançar a cobra com asa.

Ao invés de assustar discípulos com esse talento singular, o Lagarto Jesus aproveita para fugir dos predadores - e em alguma velocidade, correndo a cerca de 5 metros por segundo, antes que a gravidade entre em ação e o force a nadar, coisa que ele não sabe fazer com tanta habilidade.

Quando o Basilisco detecta perigo, pode nadar em alta velocidade, usando também as suas cristas como lemes. Ele também pode enterrar-se na areia. Um anel de músculos ao redor das duas narinas impedem a entrada de areia nariz do basilisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário