Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Peixe-arqueiro

Peixe-arqueiro

O archerfish (Fish Spinner ou Peixe Arqueiro) São uma pequena família (Toxotidae), composta de sete espécies do gênero Toxotes;

Habita as águas salobras dos estuários e mangais da Índia a Filipinas, Austrália e Polinésia. Também podem ser encontrados em mar aberto e por vezes tambem sobem rios e ribeiras em água doce .

O peixe-arqueiro desenvolveu uma estratégia extraordinária para capturar os insectos de que se alimenta. De facto, apesar da refracção, é capaz de fazer pontaria com precisão às suas presas, que se encontram fora de água. Depois, com a boca dispara um jacto de água forte e certeiro, que "abate" o alvo pretendido. Para além desta habilidade, o peixe-arqueiro também pode saltar fora de água, para apanhar insectos que passam.

O seu corpo achatado apresenta um perfil estreito de cima, para que possam deslocar-se sobre suas presas. A sua coloração com manchas facilita a camuflagem na água sob vegetação de mangal.

Acredita-se que apenas os juvenis são encontrados na água salgada, enquanto os adultos são mais solitários e nadam até aos recifes de coral para se reproduzir. 20,000-150,000 ovos são colocados. Os peixes jovens têm manchas amarelas iridescentes na parte superior do corpo entre as faixas escuras, o que talvez ajude a manteren-se juntos nas águas barrentas. À medida que envelhecem, manchas desaparecem e as faixas pretas ficam mais curtos e, eventualmente, visto somente na parte superior do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário