Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rato


Rato-preto (Rattus rattus)
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Muridae

Rato é o nome dado a mamíferos pertencentes à Família Muridae, tendo como características principais o focinho afilado e a cauda comprida. Esses roedores geralmente são onívoros, com olfato bem aguçado e gestação rápida, dando origem a vários descendentes que em pouco tempo já se mostram independentes. Ao todo, são mais de 700 espécies existentes em todo o mundo.
A ratazana (Rattus norvegicus), o camundongo (Mus musculus), e o rato-preto (Rattus rattus) causam muita dor de cabeça para a humanidade, desde os tempos mais pretéritos: há pelo menos 10.000 anos, juntamente com o início da agricultura. Tal fato propiciou com que esses animais tivessem boa oferta de alimento e abrigo, que são características favoráveis para que se reproduzam e mantenham-se próximos a locais nos quais há tais condições (a título de curiosidade, em situações assim, uma única ratazana é capaz de dar à luz a 200 filhotes a cada ano). Sobre essa aproximação, alguns pesquisadores se arriscam a dizer que gatos só passaram a viver no interior das residências após ser percebido que eles eram excelentes predadores de ratos.
Além de se alimentarem de tudo aquilo que é comestível, tais animais também devoram caixas, fios de alta tensão, até mesmo madeira, tijolos e alumínio; e podem transmitir pelo menos 55 doenças, direta ou indiretamente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em nosso país temos um prejuízo anual de quase 5 bilhões de dólares relacionados aos males causados por esses roedores. A peste negra é uma dessas doenças, que provocou a morte de cerca de 1/3 dos europeus. Outra bastante conhecida é a leptospirose, de incidência maior em eventos relacionados a enchentes.
 

Ratazana (Rattus norvegicus)
Ratos também são animais extremamente inteligentes. Assim, capturar um único indivíduo que, silenciosamente, devora os alimentos da sua despensa, não é tarefa fácil. Eles geralmente evitam armadilhas, conseguem identificar um alimento envenenado e têm senso de direção invejável, conseguindo identificar rotas alternativas com facilidade.
Graças à sua agilidade, comportamento social, inteligência, reprodução rápida, aspectos fisiológicos em comum com a nossa espécie e baixo custo de manutenção, tais animais são frequentemente utilizados em pesquisas. A ratazana (Rattus norvegicus) e o camundongo (Mus musculus) são os murídeos mais utilizados para esse fim. Nesses casos, trata-se de indivíduos resultantes de várias gerações sucessivas, apresentando características e hábitos diferenciados dos indivíduos que se encontram na natureza e daqueles que podem ser vistos em nossas casas. A transmissão de doenças, por exemplo, se dá em razão dos ambientes em que vivem; e não a outro fator.
 

Camundongo (Mus musculus)

Curiosidades:
As ratazanas costumam viver em torno de residências, terrenos baldios, túneis e quintais com grande oferta de alimento; camundongos, em lugares fechados, como armários e despensas; e os ratos-pretos, em telhados e copas de árvores. Assim, permitem com que ratos sejam encontrados em diversos locais.
Em casos de superpopulação e carência de alimentos, alguns ratos são capazes de se alimentar de outros indivíduos de sua espécie, geralmente filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário