Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Café

CaféResumoCafé: planta (medicinal) utilizada comoestimulante, aceleradora da absorção de outras moléculas (aumento da rapidez do efeito, por ex. do paracetamol), contra as dores de cabeça,  enxaquecas e outras.
ObservaçõesBebida muito apreciada na Europa e no resto do mundo, consumida em dose moderada (3 a 4 cafés por dia), o café provoca nenhum ou somente poucos efeitos secundários. Todavia, naspessoas sensíveis (como as crianças) e em fortes doses, o café pode ter os seguintes efeitos secundários: medo, angústia, hiperatividade, diarréia, problemas cardíacos, dores de cabeça e etc. Se você estiver apresentando algum desses efeitos secundários reduza o consumo ou pare totalmente com o café, opte pelo chá preto ou verde, que também exercem um efeito estimulante, porém possuem uma concentração menor de caféina  (=teína). 
A caféina (princípio ativo do café) intervém em inúmeras preprarações farmacêuticas, como por exemplo, no efeito sonífero de medicamento (em antialérgicos,  em medicamentos contra as dores de viagens) ou para ativar e potencializar o efeito de determinados antálgicos (paracetamol, AAS).  É interessante mencionar ainda um estudo que prova que mulheres que consomem mais de 5 xícaras de café por dia engravidam com mais dificuldade. No entando, o café ainda tem um papelpreventivo em inúmeras doenças (incluindo o câncer), sendo assim, o benefício de tomar café é superior, e ele é portanto aconselhado para a população (menos para as pessoas sensíveis).
NomesNome em português: CaféNome latim: Coffea arabica (e também Coffea canephora, entre outras espécies)
Nome inglês: coffee
Nome francês: Café
Nome alemão: Kaffee
Nome italiano: Caffè
Família
Rubiaceae (Rubiáceas)
Constituintes Cafeína
Partes utilizadas
Grãos
Efeitos do café
Estimulante (do ponto de vista químico: consiste no bloqueio da adenosina), estimula a concentração, aumenta a memorização ou a associação de idéias (criatividade), exerce um estímulo positivo sobre o estado de espírito,  antioxidante, efeito antibacteriano, vasoconstritor, protetor do fígado, diurético.
Indicações do café
Fadiga,  enxaqueca (em associação a um antidor), dor de cabeça (com ou sem associação a um antidor), cansaço, problemas de memória (efeito ainda não comprovado) cáries (em prevenção), diabetes (em prevenção), mal de Parkinson (em prevenção, diminui em 80% o risco de desenvolver o Mal de Parkinson), câncer do fígado (em prevenção),  câncer do cólon (em prevenção, reduz em 25% o risco de desenvolver um câncer do cólon), câncer do útero, protetor do fígado em caso de alcoolismo (em prevenção), mau humor (humor depressivo).
Efeitos secundários
Excitação, nervosismo, distúrbios do sono, problemas de ereção (em alta dose, como 10 a 12 cafés por dia), problemas na absorção metabólica de determinados minerais, desidratação, angústia ou medo, problemas cardíacos, incontinência (sobretudo nas mulheres), dependência (droga, risco de farmacodependência devido ao aumento do número de receptores da adenosina), distúbrios digestivos na região do estômago, geração de um fenômeno de tolerância, em crianças (taxa de caféina nos refrigerantes), possível desenvolvimento de  hiperatividade.
Contra-indicações
Distúrbios cardíacos, esporte intensivo (diminui a oxigenação), gravidez (acreditamos que não se trata de uma contra-indicação absoluta mas é preferível evitar o café), osteoporose, distúrbios do sono.

Interações
Desconhecemos
Preparações à base de café
café (bebida) na sua forma mais apreciada e econômica, por xícara, contamos em média 45 mg de cafeína (variação possível segundo o tipo de café, de cerca de 35 a 150 mg de cafeína).
- Em comprimido, em mistura com outras moléculas.
- Em comprimido em preparação simples, para exercer um efeito posterior (a caféina é liberada progressivamente), estes medicamentos são utilizados, por exemplo, por pilotos de avião de caça nas guerras para permanecerem acordados.
Onde cresce o café ?
O café cresce principalmente nos países quentes (América Central, África, Brasil,....).

Nenhum comentário:

Postar um comentário