Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Barata


A barata é um inseto cosmopolita, ou seja: é encontrado em todo o planeta.

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Blattaria
Os animais pertencentes à Ordem Blattaria são atendidos, popularmente, pelo nome de baratas. Elas são encontradas em todas as partes do planeta, em diversos hábitats, como no substrato de matas, ambientes aquáticos, desertos e cavernas. Registros fósseis indicam que esses insetos eram predominantes no Carbonífero (200 a 350 milhões de anos atrás), justificando o porquê desse período, muitas vezes, ser denominado “Age of Cockroaches” (em Inglês, baratas são chamadas de cockroaches).
Por volta de 1% desses animais, o que corresponde a aproximadamente 20 espécies, costuma viver e se reproduzir em esgotos, bueiros, domicílios e estabelecimentos. Cinco dessas espécies são encontradas nesses ambientes, em todo o mundo. São elas a Blatella germanica, Supella longipalpa, Periplaneta americana, P. australasiae e Blatta orientalis. Essas baratas são consideradas sinantrópicas, em virtude da relação próxima que possuem com a nossa espécie e podem transmitir a grande maioria das doenças causadas por bactérias, fungos e vermes.
Seu desenvolvimento, comportamento, reprodução e longevidade estão diretamente relacionados à temperatura a qual estão expostas. No caso da Periplaneta americana, a 30ºC, o desenvolvimento de embriões dura aproximadamente 30 dias, as baratas alcançam o estágio adulto cerca de 350 dias após seu nascimento e podem viver aproximados 600 dias. Os ovos se desenvolvem externamente à fêmea, na ooteca, sendo encontrados aproximadamente 15 ovos em seu interior.
Essa é uma das espécies mais comuns de baratas sinantrópicas, sendo encontrada em aproximadamente 85% das inspeções realizadas em residências e estabelecimentos comerciais. Pode medir cerca de cinco centímetros, possui coloração escura, em tons avermelhados e é dotada de asas. Durante o dia, costuma abrigar-se em ambientes úmidos e escuros, como tubulações de esgotos e, à noite, invade habitações e estabelecimentos em busca de comida.
Considerando que esses animais se reproduzem e se proliferam com facilidade, estando sua presença diretamente relacionada à disponibilidade de abrigo e alimento – embora possam sobreviver um mês sem se alimentar e sete dias sem beber água –, é importante termos responsabilidade com a limpeza de nossa casa e seus arredores, retirando entulhos, armazenando corretamente o lixo e vedando frestas e ralos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário