Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DNA

A molécula da vida é conhecida pelo sua sigla em Inglês : DNA. Para a gente que fala o Português seria ADN. Essa molécula é o Ácido Desoxirribonucleico, que contém todas as informações para a formação e o desenvolvimento dos seres vivos.
Qualquer ser vivo tem DNA, que é uma molécula formada por duas hélices enroladas como uma escada em caracol. Essa grande molécula tem quatro bases que são como um alfabeto a ser lido e que formarão 20 aminoácidos. Estes aminoácidos irão formar as diversas proteínas que constrói o corpo dos seres vivos. Essas bases têm nomes estranhos, são a Guanina, Citosina, Adenina e Uracila. Elas formam pares de cada lado da hélice, assim a Guanina só faz par com a Citosina e a Adenina, com o Uracila.
Quando essa hélice de DNA se abre como um zíper, uma outra molécula – o RNA- passa por ela “lendo a molécula” e forma os aminoácidos, que por sua vez se juntam para formar as Proteínas. Onde tem as informações no DNA estão os gens ou genes, onde podemos saber qual a cor de nossos olhos, quantos dedos tem em cada mão, se o cabelo é liso ou não,…
Uma Mutação ocorre se na “leitura ” deste DNA houver um “erro”. Ou se na duplicação desta molécula ocorrer um “erro”. Então, essa espécie vai ter uma pequena ou grande variação em comparação as outras. Um bom exemplo, na espécie humana, é o Daltonismo ( a pessoa que tem dificuldades em diferenciar cores). Neste caso houve um “erro” no Cromossomo X, do alelo XY ou XX, que dirá se somos do sexo masculino (XY) ou feminino (XX).

Nenhum comentário:

Postar um comentário