Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Besouro Rinoceronte

O besouro rinoceronte (Oryctes rhinoceros) vive em florestas tropicais da América do Sul é o mais forte de todos os animais. Mas não fique pensando que ele consegue botar um leão para correr, nem que ele deixa os ursos morrendo de medo. É que a força de um bicho é determinada medindo quantas vezes ele consegue suportar nas costas o próprio peso e o tal besouro rinoceronte ganhou o troféu de ‘O Mais Fortão’.


Há cerca de 300.000 diferentes espécies de besouros na natureza. Este aqui é o besouro rinoceronte. Ele cresce até o tamanho de um prato e é um animal muito forte. – ele consegue levantar 850 vezes o próprio peso! Só para comparar, os elefantes africanos, conhecidos pela sua extrema força, conseguem levantar apenas 25% do seu peso nas costas.

O besouro rinoceronte leva esse nome por causa do chifre, usado pelos machos apenas para disputar fêmeas ou território. Eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição e, apesar da aparência assustadora, não mordem, não picam e nem são venenosos. Só não tente prendê-los com as mãos fechadas. Pode ser uma experiência humilhante.
Você sabia que se você fosse tão forte quanto um besouro rinoceronte, você poderia erguer um peso equivalente a três elefantes ou 12 toneladas?
O besouro-rinoceronte é também o inseto mais pesado do mundo: tem entre 70 e 100 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário