Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aranha de jardim(Argiope argentata)

Aranha de jardim(Argiope argentata); Fauna do RN





Imagens registradas em matas dos municípios de Monte Alegre e Vila Flor-RN,respectivamente.
Conhecida popularmente como Aranha de teia ou Aranha de jardim(Argiope argentata),esse aracnídeo pertence a ordemAraneomorpha e a família Argiopidae. essa aranha pode medir de 3 a 5cm em média e é encontrada comumente na vegetação aberta e em jardins. seu abdome e cefalotórax é de cor prateada com patas de cores alternadas de amarelo e preto. contróem teias orbiculares,ficando normalmente de cabeça para baixo,alimentando-se de pequenos insetos que caem na teia. As teias dessa espécie e de algumas aranhas da família Argiopidae apresentam uma curiosidade. Geralmente existe de uma a quatro faixas em zig-zag entre dois raios adjacentes. Tal estrutura, que tipicamente ocorre em forma de “X”, é de nítida percepção, recebe o nome de estabilimento (Fig. 2). As principais hipóteses que tentam explicar a função adaptativa do estabilimento são: (1) camuflagem, a aranha fica posicionada de tal forma no centro da teia que as pernas e o corpo se confundem com o estabilimento; (2) sinalização, a teia fica mais visível a pássaros que desviam da teia; (3) atração de insetos, o estabilimento reflete os raios ultravioleta, auxiliando na captura de insetos. Tal estrutura ocorre, também, em outras espécies diurnas, e são possíveis outros formatos, tais como espirais em volta do centro da teia.




16 comentários:

  1. Tenho uma dessas no meu jardim, (Fig. 2), não sei como apareceu lá mas é muito bonita, tenho dado algumas moscas vivas pra ela, interessante o ataque, gosta também de pedacinhos de banana que jogo na teia..quanto tempo vive esse inseto?
    Divanir - SP

    ResponderExcluir
  2. Assim como apareceu, ela foi embora...sumiu..talvez por conta da chuva que destruiu a teia, já a procurei em vários lugares onde pudesse se esconder mas não a encontrei..esta qualidade de aranha se esconde embaixo de pedras ou frestas?
    Alguem pode me responder? (25/09/2012) Divanir - Zona Leste - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas dificilmente saem do lugar onde criam suas teias. Se ela saiu é porque ou a teia foi destruída ou havia escassez de alimento no local. Como você falou, a chuva deve ter destruído a teia, por isso ela foi embora! Ela não costuma se esconder embaixo das coisas... É uma aranha que vive tipicamente ao ar livre (por isso é chamada de aranha de jardim).

      Excluir
  3. Não são venenosas! Não as matem! !! Elas ajudam a dizimar outros insetos indesejáveis. .. moscas, pernilongos, baratas, formigas... etc etc..! Só fazem o bem!

    ResponderExcluir
  4. Hum tenho três destas aranhas em meu jardim, minha preocupação era se são venenosas, sempre que as teias se destroem elas reconstroem. Interessante e bonitas.

    ResponderExcluir
  5. Quero saber se pode pegar elas na mão?

    ResponderExcluir
  6. Quero saber se pode pegar elas na mão?

    ResponderExcluir
  7. Toda aranha e venenosa, mais a toxina desta aranha e comparada com a de um maribondo, essa toxina não faz mal aos seres humanos , portanto causa vermelhudao e uma pequena dor igual a vespas ou maribondo,vc pode pegar está aranha na mão como eu já peguei , esta espécie não costuma ser agressiva .

    ResponderExcluir
  8. Aqui na minha casa tem um monte ai como nao sabia informações sobre a espécie comprei uma galinha e ela comeu quase todas kkk

    ResponderExcluir
  9. Tenho essa aranha no jardim e tenho também gatos que passeiam no mesmo,gostar go de saber se eles correm algum risco caso forem picados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa esse também é meu medo! Minha gatinha fica brincando mo jardim bem do lado da cica onde mora 3 aranha dessas. Espero que não seja venenosa a ponto de machucar minha gatinha 😢

      Excluir